A professora aborda o tema de forma vinculada à realidade das instituições participantes, usando sua própria experiência na UTFPR. Entre as principais questões estão as diferentes maneiras para o desenvolvimento da tecnologia obedecendo aos critérios previstos pela lei de inovação, como os contratos e parcerias com a iniciativa privada e o papel das fundações de apoio. “Temos que trabalhar em parceria com as empresas e buscar apoio; muitos empresários entendem a universidade como uma fonte para conseguir bons estagiários, bons profissionais, mas a empresa também deve contribuir com o desenvolvimento da instituição”, disse.
Durante o encontro estão sendo apresentadas conceituações sobre Patente, Marca, Desenho Industrial, Indicação geográfica e Propriedade Intelectual. “A propriedade intelectual envolve as criações da mente. O objetivo é proteger os direitos relacionados a essa criação”, explica. Nesse momento, a professora expõe o caso da Agência Inovação, da UTFPR. Mais informações em breve!
Palestrante
Eliane Fernandes Pietrovski possui graduação em Admnistração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1984), graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1992) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimento, cultura empreendedora, inovação, parceria e empreendedor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário