“Avaliação Sensorial e elaboração do Plano de Negócios para sorvete de feijão com suco de laranja” é o título do trabalho apresentado pelos professores Cleusa Inês Weber e Lindomar Subtil de Oliveira. A ideia partiu de alunos do curso de tecnologia em Alimentos, que resolveram experimentar algo novo, com potencial nutritivo e possibilidade de comercialização. “O feijão tem ferro e a laranja, que além de ter Vitamina C, potencializa a absorção do ferro”, explica.
A partir da ideia dos alunos, foi feito um plano de negócios para analisar a viabilidade economico-financeira da fabricação do sorvete, desenvolvido a base feijao preto e suco de laranja. A equipe submeteu o produto a uma “avaliação sensorial”, para testar o sabor, a textura e a impressão global do sorvete. A mostra que continha maior concentração suco de laranja foi a escolhida, já que serviu para “mascarar” o sabor do feijão.
Segundo os professores, o sorvete não tem gosto de feijão; quem prova sem saber do que é feito sequer desconfia da formulação. Daqui em diante, o grupo vai tentar parcerias para a comercialização do produto. “Pensamos em sugerir que o sorvete integre o cardápio da merenda escolar”, contou Lindomar Subtil de Oliveira, responsável pelo Plano de Negócios.
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